Bacharelado em Enfermagem

CURSO / LOCAL DE OFERTA

CURSO / LOCAL DE OFERTA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) – Santo Amaro – Recife-PE

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

COORDENADORAS
Betise Mery Alencar Sousa Macau Furtado

E-MAIL DE CONTATO
coord.enfermagem.fensg@upe.br

ÚLTIMO PARECER DE RECONHECIMENTO PELO CEE

ÚLTIMO PARECER DE RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER
002/2021-CES
126/2019-CES

VIGÊNCIA DO PARECER
04/12/2022
29/11/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS
10 (Dez)

TURNO DE OFERTA
Manhã e tarde (FENSG)

VAGAS POR ENTRADA
120 (cento e vinte) vagas anuais, com 2 (duas) entradas, em turmas de no máximo 50 (cinquenta) alunos. (FENSG)

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Universidade é considerada um lócus fundamental na construção do conhecimento e na disseminação do saber das antigas e novas ciências e tecnologias, considerando que contribui para a formação profissional em saúde e da estruturação das habilidades e competências no desenvolvimento dos saberes e práticas da realidade contemporânea.
O curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco, é identificado na UPE pela Portaria Ministerial Nº 964, de 12 de junho de 1991 teve seu reconhecimento pelo Decreto Nº 27.281 de 30 de setembro de 1949 e funciona desde março de 1945.
O curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina foi implantado em outubro de 2006.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO

Clínico-assistencial: Habilidades específicas: compreender a natureza humana e analisar suas dimensões, expressões e fases evolutivas de diferentes ordens (biológicas, psicológicas, espirituais, culturais e sociais); estabelecer relações com a realidade, reconhecendo a estrutura e as formas de organização, suas transformações e expressões; incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional; responder às demandas loco-regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente; vivenciar a dinâmica da díade enfermeiro-usuário na perspectiva da alteridade; atuar em diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos do modelo clínico-epidemiológico; identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; intervir no processo de saúde/doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência; prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos grupos sociais; utilizar o processo de enfermagem para apoiar as tomadas de decisões clínicas nos diversos níveis de assistência; utilizar instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde.

Gestão/Gerência do Cuidado de Enfermagem, dos Serviços de Enfermagem e de Saúde: Habilidades específicas:
a) Gestão dos Serviços de Atenção à Saúde: compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações; compreender o sistema de saúde e suas funções; participar na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo; conhecer as estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde; participar dos movimentos sociais da área de saúde e educação; reconhecer os processos de trabalho e sua influência na saúde; compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários; integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; b) Gerenciamento de Serviços de Saúde: planejar aquisição e garantir o funcionamento de materiais e equipamentos dos serviços de saúde; gerenciar atividades diárias; estar atento às normas e disposições legais; identificar as características organizacionais da instituição de trabalho; implementar ações que contribuam para qualificação e certificação dos serviços de saúde. reconhecer-se como sujeito no processo de formação de gestão de pessoas; sentir-se membro do seu grupo profissional; reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem; gerenciar o processo de trabalho em enfermagem em todos os âmbitos de atuação profissional; conhecer o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão; reconhecer a importância de desenvolver formação técnico-científica junto as equipes de saúde para qualificar o exercício profissional através do processo de educação permanente; desenvolver habilidade emocional nas relações de trabalho; manter um relacionamento colaborativo com todas as instâncias; Investigação/Pesquisa em Enfermagem e saúde: Habilidades específicas: conhecer e saber aplicar a metodologia da pesquisa para responder às demandas sociais; Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional; saber buscar e aplicar os achados científicos; desenvolver o pensamento crítico frente aos achados científicos; reconhecer e participar ativamente dos grupos de pesquisa; Extensão e Educação em saúde: Habilidades específicas: reconhecer e trabalhar pela valoração da competência educacional na prática profissional do enfermeiro; planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a dinâmica das relações humanas; desenvolver processos de ensino-aprendizagem agregados nos espaços de práticas de saúde para o enfrentamento de vulnerabilidades, agravos e doenças; desenvolver ações de caráter educativo, social, científico ou tecnológico visando articulação interdisciplinar, integração ensino-serviço-gestão-comunidade; desenvolver e participar de ações de extensão nas diversas áreas de assistência e atuação profissional; intervir e contribuir na construção e inovação do conhecimento, com competências e habilidades que lhe permitam atuar como educador, pesquisador, administrador assistindo ao indivíduo, família e comunidade, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde e interagindo sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, contribuindo com a transformação social; Conforme artigo 4º da Resolução CNE/CES Nº. 3, de sete de novembro de 2001, a formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: Atenção à saúde: apto a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo; realizar serviço dentro do mais alto padrão de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; Tomada de decisões: capacitado a tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas; Comunicação: ser acessível e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; Liderança: apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; Administração e gerenciamento: apto a iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação; deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregado ou líder da equipe de saúde; Educação permanente: aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática; Ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O enfermeiro graduado pela Universidade de Pernambuco é um profissional com formação generalista, humanista, crítico, reflexivo, ético, criativo e tecnicamente capaz de intervir e contribuir na construção e inovação do conhecimento, com competências e habilidades que lhe permitam atuar como educador, pesquisador, administrador assistindo ao indivíduo, família e comunidade, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde e interagindo sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, contribuindo com a transformação social;
Entendemos que existem quatro grandes dimensões relacionadas ao campo de atuação do profissional de Enfermagem: Assistência Direta ao Paciente/comunidade; Gestão; Docência/Pesquisa; Empreendedorismo. Cada dimensão envolve uma série de possibilidades de atuação no mundo do trabalho.
Atualmente, as áreas de atuação relacionadas aos serviços de saúde público e privada continuam sendo as que mais oferecem oportunidades para o enfermeiro, profissional como figura chave da equipe de saúde aumentou de forma significativa o número de enfermeiros ocupando cargos de liderança, nos diversos níveis, em todas as organizações de saúde. A Enfermagem está em constante evolução e as tecnologias atuais impactam diretamente na rotina do profissional gerando novas oportunidades.
As contratações de recém-formados acontecem na rede de serviços assistenciais, ou seja, hospitais e unidades básicas de saúde. Muitos recém-formados são inseridos no mundo trabalho através da Estratégia Saúde da Família (ESF), integrando a equipe. Outra oportunidade é a inserção em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, possibilitando uma aproximação desses egressos com o campo da docência e pesquisa.